Convênios: Universidade de Coimbra (Portugal)

Fachada do prédio da Universidade de Coimbra

Fundada em 1290, a Universidade de Coimbra é a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo. Detentora de um patrimônio material e imaterial fundamental na história da cultura científica, é desde 2013 Patrimônio Mundial da UNESCO. Hoje em dia, a Universidade conta com oito faculdades, entre elas a de Medicina, 37 centros de pesquisa e mais de 22 mil alunos.

Para além de sua tradição, a UC fomenta a inovação, o empreendedorismo e a sustentabilidade, tendo sido reconhecida em 2021 como a instituição mais sustentável de Portugal e a 21ª no ranking mundial, sendo a terceira melhor do mundo no alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº2, que ambiciona a erradicação da fome.

A internacionalização também é um pilar importante na Universidade. Há diferentes programas de mobilidade (até especiais para estudantes brasileiros), e que compreendem toda a comunidade acadêmica, com destaque para o ensino da língua portuguesa, considerada “emergente no campo empresarial, científico e cultural”.

Quanto à cidade, Coimbra é a maior da região Centro de Portugal, com cerca de 150.000 habitantes, e está próxima das montanhas e do mar, o que favorece diversas práticas esportivas e o turismo, fortalecido também pela rica gastronomia local. A conexão com Lisboa e Porto é rápida, dando acesso a voos econômicos para várias capitais europeias, trajetos que também podem ser facilmente percorridos de carro, graças aos bons sistemas rodoviário e ferroviário do país.

VOCÊ PODE GOSTAR ...