Apresentação

SOBRE

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) foi fundada em 1952. Inicialmente construída no centro da cidade, um ano após sua criação, a FMRP teve a sede estabelecida na Fazenda Monte Alegre e constituiu, assim, o núcleo inicial do campus ribeirãopretano da Universidade de São Paulo.

Logo na primeira década de funcionamento, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto obteve destaque acadêmico nacional e internacional, recebendo visitantes como Alexander Fleming (Prêmio Nobel de Bioquímica e descobridor da penicilina), Bernard Houssay e Corneille Heymans (ambos Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina) e Henrique da Rocha Lima (pesquisador que primeiro isolou a bactéria causadora da tifo).

Atualmente, a FMRP oferece 7 cursos de graduação:

No ensino aplicado, as atividades da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto abrangem atendimento hospitalar:

- Primário (5 centros médicos e 6 núcleos de saúde da família);                                                                               .

- Secundário (hospitais estaduais de Ribeirão Preto e Américo BrasilienseCentro de Referência da Saúde da MulherCentro de Saúde EscolaCentro Integrado de Reabilitação e, também, terciário (Hospital das Clínicas- campus e unidade de emergênciaCento de Reabilitação Lucy MontoroHemocentroCentro de Medicina LegalSaúde MentalLaboratórios de Fonoaudiologia e Fisiopatologia e Oftalmologia e Centro Respirador Bucal.

A FMRP também oferece 19 cursos de mestrado e doutorado acadêmicos 4 cursos de mestrado profissional.

.

Na área de ensino e pesquisa, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto é sede de 2 Centros de Pesquisa, Difusão e Inovação da FAPESP, os CEPID: Centro de Terapia Celular (CTC) e Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID).

.

Possui ainda  10 Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAP) da Universidade de São Paulo.

.

Vídeo Institucional