Tipos de bolsa de intercâmbio

Os convênios firmados entre a USP e universidades estrangeiras permitem que seus alunos realizem intercâmbio com isenção de taxas acadêmicas, quando forem cobradas pela universidade de destino. Entretanto, há maneiras de obter auxílio financeiro para custear também as despesas de viagem e permanência no país estrangeiro durante a vigência do intercâmbio. Conheça algumas delas:

• Bolsas Santander Ibero-Americanas: são distribuídas às unidades USP para serem concedidas aos estudantes com melhor desempenho acadêmico (com destino a Espanha, Portugal, países latino-americanos ou caribenhos);
  • Bolsas Mérito (AUCANI): são distribuídas às unidades USP para serem concedidas aos estudantes com melhor desempenho acadêmico (com destino aos demais países);
  • Bolsas Empreendedorismo (AUSPIN): destinadas a alunos engajados em projetos de desenvolvimento tecnológico, inovação e empreendedorismo;ATENÇÃO: as bolsas possuem editais próprios e podem pleiteá-las os estudantes que já tenham conseguido uma vaga nas instituições de ensino, sendo possível acompanhar as oportunidades disponíveis no sistema Mundus.
  • Programas nacionais: a exemplo de FAPESP e CAPES, as bolsas oferecidas são voltadas a estágios de pesquisa no exterior, quando relevantes para o estudo que o bolsista já desenvolve no Brasil, e abrangem os diferentes níveis acadêmicos;
  • Programas internacionais: tal qual o ELAP, geralmente são fomentados pelo governo estrangeiro e oferecem bolsas para mobilidade acadêmica entre universidades que possuam acordo de cooperação acadêmica para graduação ou pós.Ficou com alguma dúvida? Envie um e-mail para crint@fmrp.usp.br.

VOCÊ PODE GOSTAR ...